Quais são e como reconhecer as 28 práticas baseadas em evidências para autismo.
5 de setembro de 2023RFT NA PRÁTICA DA TERAPIA EM ABA PARA AUTISMO
FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA
Carga horária total: 25h.
Objetivo: Este curso tem como objetivo traçar um panorama geral de como intervir em repertórios relacionais derivados iniciais para aprendizes com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
O curso apresenta duas Unidades: a Unidade Teórica contendo 8 módulos teóricos e a Unidade Prática contendo 4 módulos práticos. No módulo prático serão apresentadas a implementação de programas de ensino de molduras relacionais variadas.
O curso tem como abordagem teórica a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), e conhecimento de ABA é necessário para conseguir acompanhar o conteúdo do curso.
Público-alvo: Profissionais e estudantes das áreas da saúde ou educação. Pais podem se beneficiar, desde que tenham conhecimento de Análise do Comportamento.
Modalidade das aulas:
1)As aulas serão todas gravadas, e você poderá acessar o conteúdo e revisá-lo quando quiser por um ano.
2) Você poderá tirar suas dúvidas diretamente com os professores do curso por meio do fórum da Hotmart em cada uma das aulas.
3)Será realizada uma aula ao vivo discorrendo sobre todas as dúvidas mais frequentes, ao final do curso.
4)Os módulos serão liberados semanalmente a partir do dia 03/07/2023
5)Em todos os módulos você terá a oportunidade de testar seus conhecimentos por meio de quizzes.
6)Para emissão do certificado é necessário completar todos os módulos, e responder a todos os quizzes ao longo do curso.
UNIDADE TEÓRICA
Módulo Introdutório – liberado em 03/07
AULA 1 – Conhecendo a RFT
AULA 2 – Objetivos de ensino de cada módulo
Modulo 1 – Por que Analistas do Comportamento precisam saber sobre RFT - liberado em 03/07
AULA 1 – Comportamento verbal e linguagem - ensino direto e comportamento novo
AULA 2- Novas possibilidades de planejamento de intervenção com impactos significativos em linguagem
Módulo 2 - Visão comportamental da linguagem - liberado em 10/07
AULA 1 – Introdução sobre uma visão comportamental da linguagem
AULA 2- História da análise funcional da linguagem – Skinner
AULA 3- História da análise funcional da linguagem – Sidman
AULA 4- História da análise funcional da linguagem – Hayes e Barnes-Holmes
Módulo 3 - Treino de Múltiplos Exemplares - liberado em 17/07
AULA 1 -O que é
AULA 2 – Relações não arbitrárias X arbitrárias
AULA 3 - Derivado x aprendido
AULA 4 - É diferente do procedimento de treino baseados em equivalência?
Módulo 4 - Controle Contextual - liberado em 17/07
AULA 1 - O que é
AULA 2 - Dica contextual relacional
AULA 3 - Dica contextual funcional
Módulo 5 – Tipos de molduras relacionais - liberado em 24/07
AULA 1 - Onde entra a equivalência nas molduras relacionais?
AULA 2 – Molduras de Coordenação e Diferença
AULA 3 – Molduras de Comparação e Oposição
AULA 4 – Molduras Espaciais e Temporais
AULA 5 – Molduras de Causalidade e Hierarquia
AULA 6 – Moldura Deítica
Módulo 6 - Propriedades definidoras - liberado em 24/07
AULA 1 - Unidade de análise - RRAA
AULA 2 - Implicação mútua
AULA 3 - Implicação mútua combinatória
AULA 4 - Transformação de função
Módulo 7 - Aplicando RFT e suas implicações para ABA - liberado em 31/07
AULA 01- Generalização X Generatividade
AULA 02- Inteligência
AULA 03- Tomada de perspectiva
AULA 04- Molduras relacionais e idades esperadas
AULA 05- Integrando a RFT e o Comportamento Verbal na intervenção precoce
Módulo 8 - Discussões avançadas sobre RFT - liberado em 07/08
AULA 01- Atualizações da RFT (MDML e HDML)
AULA 02 - Aplicações baseadas nas atualizações
AULA 03- Flexibilidade psicológica X flexibilidade relacional
UNIDADE PRÁTICA
Módulo 1 – Molduras de Coordenação e Diferença - liberado em 14/08
AULA 01- Protocolo de ensino de relações não arbitrárias
AULA 02- Protocolos de ensino de relações arbitrárias
AULA 03 - Protocolo de ensino de transformação de funções
Módulo 2 – Molduras de Comparação e Oposição - liberado em 21/08
AULA 01- Protocolo de ensino de relações não arbitrárias
AULA 02- Protocolo de ensino de relações arbitrárias
Módulo 3 – Moldura Espacial, de Hierarquia e Temporal - liberado em 21/08
AULA 01- Protocolo de ensino de relações não arbitrárias espaciais
AULA 02- Protocolo de ensino de relações não arbitrárias hierárquicas
AULA 03- Protocolo de ensino de relações arbitrárias temporais
Módulo 4 – Moldura Deíticas - liberado em 21/08
AULA 01- Protocolo de ensino de relações não arbitrárias interpessoais
AULA 02- Protocolo de ensino de relações arbitrárias interpessoais
Ministrantes
Dra. Carolina Coury Silveira de Almeida
CRP: 06/107352 | BCBA-D#1-21-53610
Dr. João de Almeida
CRP-08/20406