InsideABA_escolhidoInsideABA_escolhidoInsideABA_escolhidoInsideABA_escolhido
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • MATERIAIS
  • CURSOS
  • CONTATO
  • MINHAS COMPRAS
✕

Cursos

Quais são e como reconhecer as 28 práticas baseadas em evidências para autismo.
5 de setembro de 2023
RFT NA PRÁTICA DA TERAPIA EM ABA PARA AUTISMO

RFT NA PRÁTICA DA TERAPIA EM ABA PARA AUTISMO

R$ 1.890,00 Em até 10x de R$ 189,00

Objetivo: Este curso tem como objetivo traçar um panorama geral de como intervir em repertórios relacionais derivados iniciais para aprendizes com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

O curso apresenta duas Unidades: a Unidade Teórica contendo 8 módulos teóricos e a Unidade Prática contendo 4 módulos práticos. No módulo prático serão apresentadas a implementação de programas de ensino de molduras relacionais variadas.

O curso tem como abordagem teórica a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), e conhecimento de ABA é necessário para conseguir acompanhar o conteúdo do curso.

COMRPE AGORA

Categorias: Formação Prática, Formação Teórica
Compartilhar
0
  • Descrição

Carga horária total:

25 hs - Online Assíncrona

Público-Alvo:

Profissionais e estudantes das áreas da saúde ou educação. Pais podem se beneficiar, desde que tenham conhecimento de Análise do Comportamento.

Conteúdo:

O curso apresenta duas Unidades: a Unidade Teórica contendo 8 módulos teóricos e a Unidade Prática contendo 6 módulos práticos + 1 módulo bônus sobre Tomada de Perspectiva. No módulo prático serão apresentadas implementação de programas de ensino de molduras relacionais variadas.

 

UNIDADE TEÓRICA


Módulo Introdutório

AULA 1 – Conhecendo a RFT

AULA 2 – Objetivos de ensino de cada módulo

Modulo 1 – Por que Analistas do Comportamento precisam saber sobre RFT 

AULA 1 – Comportamento verbal e linguagem - ensino direto e comportamento novo

AULA 2- Novas possibilidades de planejamento de intervenção com impactos significativos em linguagem

Módulo 2 - Visão comportamental da linguagem

AULA 1 – Introdução sobre uma visão comportamental da linguagem

AULA 2- História da análise funcional da linguagem – Skinner

AULA 3- História da análise funcional da linguagem – Sidman

AULA 4- História da análise funcional da linguagem – Hayes e Barnes-Holmes

Módulo 3 - Treino de Múltiplos Exemplares 

AULA 1 -O que é

AULA 2 – Relações não arbitrárias X arbitrárias

AULA 3 - Derivado x aprendido

AULA 4 - É diferente do procedimento de treino baseados em equivalência?

Módulo 4 - Controle Contextual

AULA 1 - O que é

AULA 2 - Dica contextual relacional

AULA 3 - Dica contextual funcional

Módulo 5 – Tipos de molduras relacionais 

AULA 1 - Onde entra a equivalência nas molduras relacionais?

AULA 2 – Molduras de Coordenação e Diferença

AULA 3 – Molduras de Comparação e Oposição

AULA 4 – Molduras Espaciais e Temporais

AULA 5 – Molduras de Causalidade e Hierarquia

AULA 6 – Moldura Deítica

Módulo 6 - Propriedades definidoras 

AULA 1 - Unidade de análise - RRAA

AULA 2 - Implicação mútua 

AULA 3 - Implicação mútua combinatória

AULA 4 - Transformação de função

Módulo 7 - Aplicando RFT e suas implicações para ABA 

AULA 01- Generalização X Generatividade

AULA 02- Inteligência

AULA 03- Tomada de perspectiva

AULA 04- Molduras relacionais e idades esperadas

AULA 05- Integrando a RFT e o Comportamento Verbal na intervenção precoce

Módulo 8 - Discussões avançadas sobre RFT 

AULA 01- Atualizações da RFT (MDML e HDML)

AULA 02 - Aplicações baseadas nas atualizações

AULA 03- Flexibilidade psicológica X flexibilidade relacional

 

UNIDADE PRÁTICA


Módulo 1 – Molduras de Coordenação e Diferença

AULA 01- Protocolo de ensino de relações não arbitrárias

AULA 02- Protocolos de ensino de relações arbitrárias

AULA 03 - Protocolo de ensino de transformação de funções

Módulo 2 – Molduras de Comparação e Oposição 

AULA 01- Protocolo de ensino de relações não arbitrárias

AULA 02- Protocolo de ensino de relações arbitrárias

Módulo 3 – Moldura Espacial, de Hierarquia e Temporal 

AULA 01- Protocolo de ensino de relações não arbitrárias espaciais

AULA 02- Protocolo de ensino de relações não arbitrárias hierárquicas

AULA 03- Protocolo de ensino de relações arbitrárias temporais

Módulo 4 – Moldura Deíticas 

AULA 01- Protocolo de ensino de relações não arbitrárias interpessoais

AULA 02- Protocolo de ensino de relações arbitrárias interpessoais

 

 

Tira-Dúvidas: Via plataforma ou e-mail

Quiz: No final de cada módulo

Ministrantes

carolina

Dra. Carolina Coury Silveira de Almeida

CRP: 06/107352 | BCBA-D#1-21-53610


Diretora Clínica do iABA unidade de Bauru - SP. Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia (UFScar), com período sanduíche na Universidade de Ghent (Ugent, Bélgica). É analista do comportamento com certificação internacional - a nível de doutorado (BCBA-D), e tem ampla experiência como supervisora de casos em ABA e de profissionais que atuam com TEA e desenvolvimento atípico, especialmente empregando atualizações da Teoria das Molduras Relacionais na intervenção clinica.
joao

Dr. João de Almeida

CRP-08/20406


Professor Assistente Doutor na UNESP, Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru, no Departamento de Psicologia, e professor do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na UNESP/Bauru. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com estágio de doutorado no exterior na National University of Ireland - Maynooth (NUIM) na Irlanda (com suporte Capes/INCT-ECCE e posteriormente Fapesp). Realizou um primeiro pós-doutorado na UFSCar com auxílio Capes/INCT ECCE. Realizou um segundo Pós-doutorado com auxílio da Fapesp na UFSCar em que foi contemplado com a BEPE/FAPESP e trabalhou como Pesquisador Visitante na Ghent University (UGent), em Ghent na Bélgica. Foi Presidente da Associação de Ciência Comportamental Contextual Brasileira (ACBS-Brasil) por 3 anos (2018-2021). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Behavior Analysis of Language and Cogniton – International (BALC-I). Desenvolve pesquisas sobre processos comportamentais relacionados à linguagem e cognição humana especialmente pela perspectiva da Teoria das Molduras Relacionais (Relational Frame Theory-RFT), com foco em flexibilidade das redes relacionais, transformação e transferência de funções, investigação de vieses sociais e análogos experimentais de psicopatologias. É membro do Corpo Editorial do Journal of the Experimental Analysis of Behavior, The Psychological Record e Editor Associado do Trends in Psychology. É colaborador do Inside ABA, Instituto de Intervenção e Disseminação de estudos em ABA.

Certificação:

10 CEs para recertificação QABA

AV Paulista, 1471, Conj 511,
Bela Vista - São Paulo/SP CEP: 01.311-927

+55 (11) 99525-1302

insideaba@gmail.com

Cadastre-se em nossa Newsletter

© 2023 Inside ABA - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Citiynbag.
    0

    R$ 0,00

      Usamos cookies em nosso site para fornecer uma melhor experiência, lembrando suas preferências. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de cookies.
      Saiba maisACEITAR
      Manage consent

      Privacy Overview

      This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
      SALVAR E ACEITAR